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3ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM - 2021
REGULAMENTO - 2021 ART.01- Este regulamento entra em vigor a partir do momento de sua publicação e divulgação.
ART.02- O presente regulamento é válido para a 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM para o ano de 2021.
ART.03- REGULAMENTO DA COPA: Para participar da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM será obrigatório o uso de motos específicas de Enduro. Caso participe com motos não próprias para o Enduro, a mesma deverá estar de acordo com o regulamento. Será computado o resultado da prova com a respectiva pontuação padrão FIM. Serão disputados o campeonato por categorias e o campeonato geral.
ART.04- O OBJETIVO GERAL DO ENDURO PADRÃO FIM: é fazer o percurso determinado pelo organizador no menor tempo possível, sendo um teste de resistência Piloto/Equipamento, por isso, cada piloto deve usar apenas uma moto e cada moto deve ser utilizada por apenas um piloto no mesmo dia de cada prova. Tendo como penalização a desclassificação do piloto e do proprietário da moto.
ART.05- ORGANIZADORES/DIRETORES DA 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM: O Moto Clube Tangará fica responsável por organizar e fiscalizar a Copa tendo como diretores / juízes: - Neimar Gabriel Duquesne – Tangará – Fones (49) 99166 8484 e (49) 99975 9972 – neimargabrielduquesne5390@gmail.com
ART.06- REGULAMENTO COMPLEMENTAR E RELATÓRIO DE PROVA: Todas as provas deverão conter um regulamento complementar em que deverão constar os nomes dos diretores da etapa e de toda a sua equipe de pilotos que pontuarão na copa, número de voltas, quilometragem de cada volta, horário de largada do primeiro competidor, locais de largada e chegada, fonte da hora oficial, estabelecer todas as instruções e regras referente aos: ART 16 - REPAROS E MANUTENÇÕES, ART 17 - PARQUE FECHADO, ART.23- PENALIZAÇÕES, e ART.24- DESCLASSIFICAÇÃO; as mesmas são de total responsabilidade dos organizadores locais da etapa e ainda deve conter outras informações julgadas de relevância que forem necessárias para o bom andamento do evento. O prazo de entrega do regulamento complementar para a direção da copa é 10 dias antes da etapa em questão.
RELATÓRIO DE PROVA: após o fim de cada etapa os organizadores locais deverão entregar um relatório aos organizadores da copa contendo: número de pilotos inscritos, pilotos que pagaram a inscrição e não andaram, pilotos punidos (contendo o nome do piloto e motivo e a punição); protestos; decisões tomadas pelo júri de prova, dificuldades dos organizadores da etapa e todas as ocorrências relevantes.
ART.07- CALENDÁRIO E RESPONSÁVEIS: O campeonato será disputado em Nove etapas. Cada Clube organizador fica responsável por garantir o pagamento de cinco (5) inscrições por Etapa. Ou seja, ou o clube tem no mínimo cinco (5) pilotos participando de cada Etapa, ou paga o Valor de R$ 500,00 para o organizador da mesma.
ART.8- DEVERES DO PILOTO: é dever de todos os pilotos nas competições: manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após da competição. Respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos bem como as disposições do código brasileiro de desportes, não obstruir a passagem de competidores que estiverem mais rápidos. Preencher e assinar a ficha de inscrição em cada etapa que participar. Seguir rigorosamente o percurso definido pelo organizador; quem cortar caminho será desclassificado da etapa e em caso de reincidência, será banido da Copa Meio Oeste por um ano.
ART.9- AUTORIZAÇÃO DO USO DA IMAGEM: Ao assinar a ficha de inscrição, o piloto autoriza a título gratuito a exibição em todo e qualquer lugar, imagens referentes a sua pessoa, desde que relacionadas com o evento 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM. Nada tendo a reclamar quanto a veiculação em mídia, folhetos, encartes, anúncios, cartazes, imagens, fotos ou outra forma de divulgação referente ao motociclismo. Por esta ser a expressão da sua vontade declara que autoriza o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à sua imagem ou a qualquer outro.
ART.10- INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser feitas no site: www.meiooesteracing.com.br ou no local da prova. Será fornecida uma conta bancária única, para todas as Etapas da Copa. Esta Conta, as inscrições antecipadas pagas e não pagas, e o site da Copa Meio Oeste, serão administrados, gerenciados e atualizados pelo Senhor - Neimar Gabriel Duquesne – Tangará – Fones (49) 99166 8484 e (49) 99975 9972 – neimargabrielduquesne5390@gmail.com Para tal serviço, cada organizador de Etapa, deverá repassar o valor de R$ 5,00 por Piloto, (exceto Categoria Cidade), ao Administrador citado. Inscrições feitas pelo site e pagas antecipadas até às 15h da sexta feira anterior a etapa participam da ordem de largada e pagam 100,00 Reais. Pagamento via depósito ou transferência bancária com os valores com os centavos da seqüência de inscrição. Inscrições antecipadas não pagas até às 15h da sexta feira anterior a etapa e, inscrições feitas no dia da prova, pagarão o valor de R$ 120,00 Reais e entram na ordem de Largada após as inscrições pagas antecipadas, conforme regulamento.
ART.11- PROVA: deverá ser composta por uma especial cronometrada, sendo uma ET + um CT juntos na mesma apuração. A ET (Enduro Test) cronometrada deverá ter no mínimo 7 km e no máximo 10 km, mais um CT (Cross Test) de no mínimo 600 metros e no máximo 1.000 metros. Para fins de qualidade e segurança da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM, evitar a passagem em lugares perigosos, lugares onde podem haver atoleiros ou que possam a vir trancar a passagem dos competidores por motivos de chuvas ou obstáculos; devem ser selecionados trajetos para que a velocidade média da volta não ultrapasse os 50 km/h. As provas deverão ser compostas por 4 voltas, sendo a primeira volta para reconhecimento e as outras 3 (três) voltas com o tempo sendo cronometrado. Cada Volta da prova deverá ter no mínimo 7,6 km e no máximo 11 km, totalizando no mínimo 30,4 km e no máximo 44 km de prova.
ART.12- PERCURSO / MARCAÇÃO: O percurso deverá ser marcado obrigatoriamente por setas indicativas de direção, sinal de confirmação de percurso, placas de perigo e bumpings. Em áreas de difícil marcação, poderão ser utilizadas outras maneiras de indicação como marcações no chão, por exemplo. Os pilotos devem seguir rigorosamente as leis de trânsito nos eventuais deslocamentos que passarem por vias públicas, sob pena de desclassificação.
ART.13- CATEGORIAS E PREMIAÇÃO: ENDURO 1 (E1): Motos importadas com cilindrada menor ou igual a 150cc 2T e 250cc 4T. 10 troféus ENDURO 2 (E2): Motos importadas com cilindrada acima de 151cc 2T e 251cc 4T. 10 troféus ENDURO 3 (E3): Motos Importadas Iniciantes, (Trilheiros*) Força Livre. 10 troféus ENDURO 4A (E4A): Over 35 Importadas, pilotos com 35 anos ou mais completos até 31/12/2021, (Nascidos até 31/12/86) (será obrigatória a apresentação de documentos), utilizando motos importadas, Incluindo Suzuki DRZ 400, Kawasaki KLX e MXF (2T e 4T). 8 troféus ENDURO 4B (E4B): Over 35 Nacional, pilotos com 35 anos ou mais completos até 31/12/2021, (Nascidos até 31/12/86) (será obrigatória a apresentação de documentos), utilizando motos nacionais. 8 troféus ENDURO 4C (E4C): Over 45 Força Livre, pilotos com 45 anos ou mais completos até 31/12/2021, (Nascidos até 31/12/76) (será obrigatória a apresentação de documentos). 5 troféus ENDURO 5 (E5): Nacional Elite* Motos de Fabricação Nacional* Força Livre 2T/4T. 10 troféus ENDURO 5A (E5A): Nacional Intermediária, Motos de Fabricação Nacional*, Força Livre 2T e 4T. 10 troféus ENDURO 5B (E5B): Nacional Iniciantes (Trilheiros*), Motos de Fabricação Nacional*, Força Livre 2T e 4T 15 troféus ENDURO 6 (E6): Light, Motos de Fabricação Nacional* até 180cc 2T e até 225cc 4T,exceto TTR 230 e CRF 230. 5 troféus ENDURO 7 (E7): Feminina Força Livre. 5 troféus ENDURO 8 (E8): Júnior Força Livre, pilotos com até 16 anos completos até 31/12/2021. (Nascidos a partir de 01/01/2005) (será obrigatória a apresentação de documentos) 5 troféus ENDURO 9 (E9): Cidade Categoria (Opcional para cada organizador). Não contribui com os 5,00 reais para a copa e deve ter obrigatoriamente valor menor de inscrição.
==> Item 1: ENDURO 5 (E5) -Nacional Elite*: Categoria para motos nacionais Força Livre,exceto Suzuki DRZ 400. * Será composta por pilotos que obtiveram os seguintes resultados em 2019: 1 - Ficaram entre os 5 Primeiros da Categoria E5, 2 - Ficaram Campeão e Vice-Campeão da categoria E5A, 3 - Ficaram entre os 3 primeiros colocados da E5 e E5A em duas ou mais Etapas, 4 - Pilotos da E5, E5A, E5B ou E8 (que não tem mais idade para E8), (ou qualquer categoria, caso tenham trocado de moto) que ficaram entre os 15 primeiros colocados da 5 - Classificação Geral em qualquer etapa. 6 - Campeão da Categoria E5B, 7 - Motos Nacionais com suspensão invertida exceto, Kawasaki KLX e MXF (2T)
==> Item 2: ENDURO 5A (E5A): Nacional Intermediária: * Será composta por pilotos que competiram na categoria E5A em 2019 e não passarão para Nacional Elite e pilotos que competiram na categoria E5B e que obtiveram os seguintes resultados em 2019:
E5B,
==>Item 3: Categoria E5B: Nacional Iniciantes (Trilheiros) - Categoria para pilotos iniciantes (trilheiros), com Motos Nacionais Força Livre. Não poderão participar desta categoria, os pilotos que obtiveram os seguintes resultados em 2019: 1 - Ficaram entre os 5 primeiros colocados na classificação final da Copa na E5B, 2 - Ficaram entre os 5 primeiros colocados da E5A ou E5B em duas ou mais Etapas, 3 - Pilotos da E5B, que ficaram entre os 30 primeiros colocados da Classificação Geral em qualquer Etapa. 4 - Ficaram entre os 3 primeiros colocados na classificação final da Copa na E6,
==>Item 4: Categoria E3: Importadas Iniciantes (Trilheiros) - Categoria para pilotos iniciantes (trilheiros), com Motos Importadas Força Livre. Não poderão participar desta categoria, os pilotos que obtiveram os seguintes resultados em 2019: 1 - Ficaram entre os 3 primeiros colocados na classificação final da Copa na E3, 2 - Ficaram entre os 5 primeiros colocados da E1, E2 ou E3 em duas ou mais Etapas, 3 - Pilotos das categorias, E1, E2, E3 e E8 (que não tem mais idade para E8) (ou qualquer categoria, caso tenham trocado de moto) que ficaram entre os 15 primeiros colocados da Classificação Geral em qualquer Etapa.
==>Item 5: Motos Importadas - Motos de fabricação fora do Brasil e as seguintes motos fabricadas no Brasil:Suzuki DRZ 400, Kawasaki KLX e MXF (2T)
==> Item 6: Motos de Fabricação Nacional*: Motocicletas produzidas no Brasil, que quando novas possuem código de RENAVAM podendo assim serem emplacadas e motos de off road produzidas no Brasil sendo elas as Honda CRF 150/230/250 e Yamaha TTR 125/230, MXF (4T) exceto Suzuki DRZ 400, Kawasaki KLX e MXF (2T).
==> Item 7: Menores de 18 anos precisarão preencher um documento de autorização (anexo 1) assinado por um maior de 18 anos que fica responsável civil e criminalmente pelo menor durante o evento. O responsável deverá estar presente no evento.
==> Item 8: Pilotos inscritos nas Categorias E3, E5A e E5B, que nunca foram ranqueados na copa, terão seus tempos analisados ao final da primeira primeira prova. Caso se enquadrem em alguma das regras a serão, serão imediatamente passados para sua categoria correspondente ao nível técnico, pelo júri da prova, antes da divulgação dos resultados oficiais, sendo estes, ranqueados nas categorias correspondentes. 1 - Ficaram entre os 20 primeiros colocados da Classificação Geral em qualquer Etapa. 2 - Ficar em 1° Lugar na categoria, com diferença maior do que 1:30 minutos, para o segundo colocado
ART.14 - PREMIAÇÕES (TROFÉUS): Serão entregues troféus, troféus do 1º ao 5º colocados para as categorias, E2T, E4A, E4B, E4C, E6, E7 e E8, troféus do 1° ao 10° colocado para as categorias E1, E2, E3, E5, E5A e troféus do 1º ao 15º colocado para a categoria E5B em todas as etapas. Para a premiação final da Copa serão entregues troféus para o 1º, 2° e 3º Colocados de cada categoria. TROFÉU VOLTA RÁPIDA:Será entregue para o piloto que fizer a volta cronometrada mais rápida de cada etapa. NUMBER PLATE LÍDER TEMPORÁRIO: será confeccionado um Number Plate Vermelho, com o Número 1, para ser entregue ao líder temporário da categoria, somente para fazer a foto do pódio. TROFÉU CAMPEÃO GERAL, VICE-CAMPEÃO GERAL e 3º colocado Geral da copa, serão os pilotos que somarem mais pontos na Classificação Geral. O custo correspondente aos troféus das etapas fica de responsabilidade dos organizadores locais, os troféus da premiação final da copa e o Number Plate líder temporário serão divididos entre todos os organizadores de etapas, sendo cobrada a taxa de R$5,00 por piloto inscrito em cada etapa da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM, (exceto os pilotos da categoria cidade) valor este que será convertido na premiação final dos pilotos que participaram da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM na última Etapa da Copa Meio Oeste de 2021.
ART.15- VISTORIA: A vistoria poderá ser feita a qualquer momento no dia da prova. Serão verificados os equipamentos de segurança do piloto (Capacete, Colete e Botas), as condições e Nacionalidade/cilindrada da moto. Não estando em conformidade o piloto será desclassificado.
ART.16-REPAROS E MANUTENÇÕES: Poderão ser realizados pequenos reparos nas motocicletas, podendo ser utilizadas peças de outra motocicleta, exceto o motor. As demais diretrizes serão estabelecidas pelo regulamento complementar.
ART.17- PARQUE FECHADO: Toda prova deverá ter uma área cercada destinada ao Parque Fechado que abrigará as motocicletas após a vistoria até a largada. O piloto deve entrar com a moto no parque fechado, preferencialmente antes da largada da primeira moto em cada volta.As demais diretrizes serão estabelecidas pelo regulamento complementar.
ART.18- ÁREA DE LARGADA: É uma pequena área fechada localizada logo após o Parque Fechado, onde os pilotos aguardam o sinal de largada com a moto ligada.
ART.19- PROCEDIMENTO DE LARGADA: Seguindo a ordem de largada, o piloto deve se dirigir a linha de largada e aguardar o sinal de largada. Para as voltas cronometradas, o intervalo de largada deverá ser de no mínimo 20 segundos. O piloto que não largar em seu horário por atraso ou por problemas mecânicos terá que comunicar a organização e poderá largar até 30 segundos após o último competidor; após isso perderá sua volta, podendo largar somente na próxima volta.
ART.20- ORDEM DE LARGADA: A ordem de largada para a primeira Etapa será feita com os 50 primeiros colocados da classificação geral da Copa Meio Oeste de Enduro Fim de 2020, e em seguida, por ordem de categorias, respeitando a classificação final das categorias em 2020. A partir da segunda etapa largam os 50 primeiros colocados da classificação geral da Copa Meio Oeste de Enduro Fim de 2021, e em seguida, por ordem de categorias, respeitando a classificação atualizada das categorias em 2021. Pilotos que irão participar pela primeira vez, largam por último na categoria correspondente, obedecendo a ordem das categorias: E1- E2- E3 - E4A - E4B - E4C - E5 - E5A- E5B - E6 - E8 - E9 - E7.
Tabela de pontos para classificação Geral da Copa Meio Oeste
ART.21- CRONOMETRAGEM:Será feita por máquinas coletoras manuais e anotação manual em planilhas, sendo uma máquina no início da especial e outra no final, coletando o horário de passagem de cada piloto. Fica de responsabilidade dos organizadores de cada etapa, disponibilizar 3 pessoas na largada e 3 pessoas na chegada, para a operação destas máquinas e anotação dos horários. Cada piloto receberá dos organizadores de cada etapa um número que poderá ser diferente em cada etapa. O mesmo terá que ser fixado na parte frontal da moto e deverá ser limpado a cada volta, de forma que facilite sua visualização/identificação. ART.22- APURAÇÃO E PONTUAÇÃO: Sr. Antonio Crasnhak. Fone: (47) 99981-6322– acrasnhak@hotmail.com será responsável pela apuração de todas as etapas da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM. O custo será de R$ 1.800,00 por etapa e deverá ser pago pelo organizador de cada etapa. As fichas de passagem individual, somente serão entregues após o término da prova. Os resultados e classificação geral de cada etapa estarão sendo atualizados no grupo de WhatsApp da Copa após as provas, para apreciação dos pilotos. A Classificação da Copa deverá ser atualizada e divulgada num prazo máximo de 10 dias após a Etapa. Protestos referente a tabela de pontuação só podem ser feitos até uma semana (7 dias) após a publicação da pontuação da etapa em questão. Ao final do campeonato, será proclamado campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria. O critério de desempate durante a etapa*, em caso de tempos iguais, será dado preferência ao piloto que fizer a última volta mais rápida, persistindo o empate, será dado preferência ao piloto que fizer a penúltima volta mais rápida e assim sucessivamente. O critério de desempate para o campeonato é para o piloto que tiver mais vitórias. Persistindo o empate, a preferência será para o piloto que tiver mais segundos lugares e assim por diante. Caso ainda persista o empate, a preferência será dada ao piloto mais bem colocado na última prova, e assim por diante em ordem inversa de prova. BONIFICAÇÃO: Os pilotos dos moto clubes organizadores citados no regulamento complementar de cada etapa da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM terão como pontuação na etapa que estão organizando a repetição do seu melhor resultado no campeonato. DESCARTE: Todos os pilotos, depois da última etapa terão descartado o seu pior (menor) resultado em uma etapa que o piloto pagou a inscrição, tendo participado ou não. Para receber a pontuação pela participação e classificação de determinada Etapa, o piloto deve completar 25% (vinte e cinco por cento) (Uma volta cronometrada completa ) ou mais das especiais válidas (cronometradas) da prova. Caso não cumpra o percurso mencionado acima, o piloto receberá 1 ponto na classificação Os 20 (Vinte) melhores pilotos classificados de cada categoria receberão os pontos conforme a colocação ao fim da Etapa:
ART.23- PENALIZAÇÕES:
ART.24- DESCLASSIFICAÇÃO: O Diretor de Prova pode, a seu critério, desclassificar o piloto que tenha reservado a sua inscrição, mas que não tenha efetivamente pago dentro dos prazos estabelecidos pelo regulamento particular da prova, eliminando o piloto do sorteio. São Motivos para desclassificação:
ART.25- PROTESTOS:Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti-desportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Júri em primeira instância da prova, sendo anotado o horário de entrega, o prazo limite para protestos é de 20 minutos a partir da divulgação dos relatórios de passagem dos pilotos. Todos os protestos devem ser individuais e ESPECÍFICOS POR ITEM e acompanhados de taxa no valor de uma inscrição. Os protestos serão avaliados pelo Júri em primeira instância da etapa. Para entrar com protesto contra decisão do Júri em primeira instância, os recorrentes terão que pagar o valor de 3 inscrições e fazer o protesto no prazo de até 10 minutos após a comunicação da decisão do Júri em primeira instância. Em caso de procedência no protesto, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor da organização geral, ou no caso de reclamação técnica 50% para a equipe da moto reclamada. Não cabem protestos/processos civis contra decisões das autoridades da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM.
ART. 26- O Júri da Copa em primeira instância será formado por 2 representantes legais da equipe organizadora e pelos 3 diretores da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM: terá total poder para a qualquer momento corrigir erros referentes a prova e total poder para decidir sobre assuntos que fogem do regulamento. E a segunda instância será formada por todos os organizadores de etapa conforme ART.07- CALENDÁRIO E RESPONSÁVEIS mais os 3 diretores da 4ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM presentes.
ART.27- LISTAGEM DE MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR NAS CATEGORIAS NACIONAIS: Honda: CRF 150F, XR 200, NX 200, CRF 230, CRF 250F, XR Tornado 250, XRE300, XL 125 / 250 / 350, NX Falcon, Sahara 350, Bros 125/150/160, Yamaha: TTR 230, TTR 125, XTZ 125, Lander 250, DT 180 / 200, XT 225, TDM 225 Agrale: SXT 17.5 / 27.5, Dakar 30.0 Sundown: STX 200 MXF: 250RX 4T e 300RX 4T para Categoria E5 apenas.
ART. 28- Documentação:Solicitamos que cumpram os alvarás solicitados por seus municípios e que também direcionam os ofícios a todos os órgãos competentes. As conseqüências do não cumprimento será de total responsabilidade dos organizadores locais da etapa:
Anexo 1 Autorização para menores de 18 anos
Esta Autorização é Obrigatória para todos os pilotos com menos de 18 anos (na data do evento).
Autorização para o menor de 18 anos Participar da etapa da 2ª Copa Meio Oeste de Enduro FIM
Eu,_______________________________________________________, portador da Identidade nº: ________________________ CPF nº: _________________________, Residente e domiciliado na Rua/Av.______________________________________, Número: _______Complemento ______________Bairro: __________________ CEP: ______________ Cidade: ______________Fone:____________________ Grau de parentesco: _______________________________________________. declaro ser responsável civil e criminalmente pelo menor, __________________________________________________ , portador do RG nº: ______________________ CPF nº: ______________________.
Solicito e autorizo a inscrição do mesmo para participação da Copa Meio Oeste de Enduro FIM etapa__________________________________________________
Data: __ / __ / 2021.
Assinatura do Responsável:
______________________________________
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Informações gerais:E-Mail:
neimargabrielduquesne5390@gmail.com Neimar (49) 99166-8484 |